sábado, 19 de abril de 2014
DME - Cuidados para sua saúde
CRM
e-mail
senha

É preciso preencher/cadastrar os dados acima para acesso.

DME
LeituraDiminuir letraAumentar letra Versão para Impressão Indicar

Tendinite ou Tenossinovite

A tendinite vem a ser definida como um processo inflamatório que acomete o tendão, enquanto a tenossinovite, um processo inflamatório da membrana que recobre o tendão. Via de regra, o tendão se desloca em um movimento do tipo espada e bainha.

A tenossinovite pode ser o resultado de inúmeras doenças de ordem reumatológica, infecciosa, metabólica ou tumoral, podendo ainda ser resultado de traumas diretos sobre o tendão, ou por hiper atividade músculo tendínea.

No caso das hiper atividades músculo tendíneas, as mesmas podem acorrer em atividades desenvolvidas dentro do trabalho ou mesmo, fora deste. Entre os locais mais sujeitos a este tipo de afecção, encontram-se a mão, o punho, o cotovelo, o ombro, o joelho e o tornozelo.

Para o correto tratamento desta doença, é fundamental a descoberta do fator causal e a sua remoção, sem o qual, qualquer tratamento realizado não obterá êxito.

BURSITE

A Bursite vem a ser definida como um processo inflamatório que acomete as bolsas peri articulares, que vêm a ser pequenos sacos fechados que funcionam como coxins de amortecimento, facilitando os movimentos de tendões, músculos e ligamentos sobre superfícies ósseas, diminuindo o seu ponto de atrito. Existem mais de 80 bolsas sinoviais por todo o organismo, sendo que uma maior ou menor agressão esta diretamente relacionada à atividade desenvolvida. Cada bolsa sinovial recebe um nome, dependendo da sua localização anatômica, sendo acrescentado o sufixo "ite" no caso de inflamação. Assim sendo, temos como exemplo a Bursite de Ombro, Bursite de cotovelo, Bursite pré patelar, Bursite calcâneana, Bursite anserina etc.:

SINOVITE

É a membrana sinovial através de suas células chamadas sinoviócitos a responsável pela fabricação do líquido sinovial que possue alem de função lubrificante, função imunológica e de defesa. Quando de um processos de agressão das células sinoviais, ocorrerá uma reação inflamatória local que tenderá à perdurar até a remoção do agente causador.

ARTRITE

O termo Artrite é utilizado para definir qualquer alteração inflamatória que acomete uma articulação. É comum atletas ou mesmo indivíduos idosos, com lesões pré existentes como no caso dos joelhos (doenças meniscais, corpos livres intra articulares, osteoartrose ou outras) , quando de atividades físicas mais intensas, desenvolverem quadro inflamatório destas articulaçõesque recebe a denominação de artrite. A artrite do esportista deve ser diferenciada daquelas características das doenças reumatológicas (artrite reumatóide etc.)

CAPSULITE

Quadros inflamatórios articulares que persistem por muito tempo causando imobilidade da articulação podem, como complicação,apresentar retração da cápsula articular. Este quadro inflamatório, associados a processos de retração é denominado capsulite retrátil, sendo bastante freqüente em lesões do ombro de esportistas amadores que retardam o tratamento.

PERIOSTITE

Principalmente na parte anterior da perna, onde inexiste tecido adiposo ou muscular suficiente para uma proteção efetiva, traumatismos diretos como no caso de jogadores de futeball, podem cursar com uma inflamação do periósteo (camada que recobre o osso).

PRATIQUE ESPORTE SEMPRE COM A ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL COMPETENTE.

Dr. Antonio Carlos Novaes (Reumatologista)
Assistente Estrangeiro da Fac. de Med. de Paris


Todos os direitos reserevados - Proibida a Reprodução Parcial ou Total
Projeto NG Sites